Entre em contato Conosco
(11) 2856-6060 WhatsApp (11) 98164-1121

Gráfica Grafnorte Logotipo

Blog

Home / Blog / Veja Como se deu o Surgimento da Revista
revista

Veja Como se deu o Surgimento da Revista

Postado por Grafnorte em 22 de agosto 2013

A revista é algo que faz parte da rotina da maioria das pessoas e as mantêm informadas sobre qualquer assunto, é uma forma de entretenimento e existem para todos os segmentos da sociedade, mas você tem alguma ideia de quando, onde e como ela surgiu?

A revista surgiu no ano de 1663 na Alemanha, mesmo país que nos deu a imprensa cerca de 200 anos antes. A primeira revista se chamava Erbauliche Monaths-Unterredungen ou em português: Edificantes Discussões Mensais, e funcionava como um intermediário entre o jornal e o livro.

As primeiras revistas tinham como função tratar de assuntos bastante específicos, seus textos eram puramente de caráter didático, este modelo seguiu por séculos, apenas no século XIX que elas passaram a tratar de assuntos de interesse popular, como entretenimento, notícias e assuntos sobre a vida familiar.

Nesta mesma época surgiu à primeira revista brasileira, mais precisamente em Salvador no ano de 1812, “As variedades ou ensaios de literatura”, sua estrutura ainda lembrava um livro e tratava de temas eruditos. Mais tarde, em 1839, surgia a “Revista do Instituto Histórico e Geogrphico Brazileiro” (era assim que se escrevia na época) que incentivava discussões culturais e cientificas. Também é a revista mais antiga em circulação no Brasil.

No século XX, houve muitas mudanças no contexto social e tecnológico a nível mundial. O custo do papel ficou mais barato e novos métodos de impressão foram surgindo e com o grande crescimento da publicidade, que era usada para cobrir os custos de produção, a revista cresceu, se espalhou pelo mundo com o modelo muito próximo do que conhecemos hoje.

Atualmente, as revistas têm sido cada vez mais segmentadas para públicos cada vez mais específicos. Você pode encontrar revistas sobre qualquer assunto e é isso que faz dela um dos meios de comunicação mais usados

Não há Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Nome *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Posts relacionados

business-1031754_1920

Como vender mais: dicas para aumentar as vendas do seu negócio

Continue Lendo
Certificado por FSC

Compromisso com o meio ambiente

No brasil, as árvores destinadas
a produção de papel provém de florestas plantadas