Entre em contato Conosco
(11) 2856-6060 WhatsApp (11) 98164-1121

Gráfica Grafnorte Logotipo

Blog

Home / Blog / Entenda a diferença entre Impressão Monocromática e Quadricromatica
impressao-mono-quadri

Entenda a diferença entre Impressão Monocromática e Quadricromatica

Postado por Grafnorte em 01 de agosto 2013

A diferença entre a impressão monocromática e quadricromatica como o próprio nome já diz está na divisão de cores: a monocromática é a impressão em uma cor (mono = 1 e cromática = cor) e a quadricromatica em quatro cores (quadri = 4 e cromática = cor).

Hoje em dia, pouco se fala em impressão monocromática que normalmente imprime na cor preta, mas, podem ser usadas outras cores como o azul por exemplo. Elas são usadas para impressão de textos, é aquele tipo de impressão que sai cheio de pontinhos é a chamada impressão de papel contínuo.

A impressão quadricromatica, ou em 4 x4, é a conhecida como padrão CMYK formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (Black), ela funciona devido à absorção da luz, as cores que são vistas vêm da parte da luz que não é absorvida, é um sistema muito empregado em impressoras para reproduzir a maioria das cores.

Atualmente, com o avanço da tecnologia, tanto para nível doméstico quanto comercial antes de escolher uma impressora é importante pensar qual é aquela que melhor se encaixa as necessidades, pois, envolvem encontrar o equilíbrio entre preço, velocidade e qualidade de impressão.  Além de pensar em mono ou quadricromatica é importante pensar em jato de tinta ou a laser.

As impressoras a laser são rápidas, produzem bons resultados além de ter baixo custo e são ideias para imprimir documentos, trabalhos escolares, cartas e outros documentos típicos de escritório. Se o uso for para documentos com gráficos coloridos ou imagens e até mesmo fotos e documentos que mesclem texto e figuras uma boa opção são as impressoras a laser colorida.

Para quem imprime fotos digitais e documentos de uso pessoal, o ideal são as impressoras a jato de tinta já que são boas com relação à qualidade e velocidade, nesse caso poderá haver uma variação específica com relação ao tipo de papel que deverá ser usado para as várias configurações que o equipamento oferece. Existem modelos que com mais de uma entrada de alimentação de papel o que evita a constante troca para cada tipo de impressão

Veja abaixo uma breve comparação.

Laser Monocromática:

Adequada para usuários domésticos e aplicações comerciais, possui boa relação entre qualidade, velocidade de impressão e preço, é uma alternativa às impressoras a jato de tinta, o problema se encontra com relação ao preço do toner, mas apesar do preço possui um bom rendimento quando comparado ao do cartucho.

Laser Colorida:

Ideal para quem imprime trabalhos coloridos e em grande volume, embora seja um pouco mais cara que as monocromáticas.

Jato de Tinta:

Apesar de serem as mais baratas, são as mais lentas e possuem funcionamento simples já que imprimem em alta resolução. Na hora de optar por esse equipamento deve se levar em conta a qualidade de impressão e custo, pois esse tipo de impressora consome muita tinta apesar de ser um equipamento de baixo custo.

 

2 Comentários

  • CARLOS

    MUITO EXPLICADO E DE BOM ENTEDIMENTO,OBRIGADO…

  • Julio Amorin

    Era o que pesquisava.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Nome *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Posts relacionados

business-1031754_1920

Como vender mais: dicas para aumentar as vendas do seu negócio

Continue Lendo
Certificado por FSC

Compromisso com o meio ambiente

No brasil, as árvores destinadas
a produção de papel provém de florestas plantadas