Entre em contato Conosco
(11) 2856-6060 WhatsApp (11) 98164-1121

Gráfica Grafnorte Logotipo

Blog

Home / Blog / Como Funciona uma Gráfica?
grafica-rapida-comofunciona

Como Funciona uma Gráfica?

Postado por Grafnorte em 10 de julho 2013

Para entender como funciona uma gráfica vamos montar um passo a passo para a criação de uma peça.

Criação

A criação começa a partir de uma proposta, é preciso definir qual o tipo de impresso será desenvolvido, por exemplo: cartaz, revistas, embalagens, folders entre outros. Esta etapa pode ser feita por uma equipe de criação e um produtor gráfico, que podem ser funcionários da própria gráfica ou terceirizados. Nesse momento se faz pesquisas para definir qual a linguagem será usada em função do tipo de público e o tipo de produto.

Definições

Agora é a hora de montar o layout que será apresentado ao cliente para definir formatos, tipos, cores, processo de impressão, ou seja, definir quais os melhores procedimentos técnicos devem ser observados para que a peça possa ser produzida de forma adequada.

Após a aprovação do layout pelo cliente é feito a finalização do arquivo, neste momento se faz a conferência das cores, fontes, retículas e resoluções do trabalho, bem como as possíveis adaptações para que a peça seja reproduzida com fidelidade, só então é feito o fechamento do arquivo.

Pré-impressão e impressão

A etapa seguinte é a pré-impressão que esta em fase de extinção devido à informatização, mas é nesse momento que se produz os fotolitos, digitalização e edição de imagens para que se possa dar início ao processo de impressão propriamente dito com a montagem da matriz e imposição de páginas, gravação das matrizes, provas e impressão.

Acabamento

Passamos agora então para o acabamento, fase mais delicada de todo o processo, é o momento das dobras, cortes especiais, encadernação entre outros. Algumas gráficas não disponibilizam alguns desses serviços que poderão ser realizados por terceiros.

Finalização

Depois de tudo pronto é a hora de empacotar e distribuir o material, mas não se esqueça dos trâmites legais, para que o material possa sair da gráfica para a distribuição será necessário a nota fiscal.

Hoje o mercado disponibiliza a impressão digital, método que consiste em gerar a imagem a partir da entrada de dados direto de um computador para impressora. Os equipamentos de impressão digital possibilitam resoluções de até 2400 dpi’s imprimindo gráficos e textos com nitidez, ou seja, impressões de alta qualidade.

 

 

Não há Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Nome *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Posts relacionados

business-1031754_1920

Como vender mais: dicas para aumentar as vendas do seu negócio

Continue Lendo
Certificado por FSC

Compromisso com o meio ambiente

No brasil, as árvores destinadas
a produção de papel provém de florestas plantadas