Entre em contato Conosco
(11) 2856-6060 WhatsApp (11) 98164-1121

Gráfica Grafnorte Logotipo

Blog

Home / Blog / A Impressão Gráfica e seu surgimento através de Gutenberg
guttemberg

A Impressão Gráfica e seu surgimento através de Gutenberg

Postado por Grafnorte em 17 de julho 2013

Ao pegar um livro ou jornal nas mãos, podemos ver como a capacidade e criatividade humana ao longo dos tempos foi se aperfeiçoando. Tudo começou com um longo período de estudos e testes de Johanes Gutenberg, que revolucionou o mundo através da prensa de tipos móveis, que utilizava a Técnica de Impressão em massa, não sendo mais necessário um escriba para redigir os escritos. O impacto da prensa de Gutenberg impulsionou a democratização impressa, já na Idade Media os livros tinham que passar por um processo de verificação de conteúdo. O inventor alemão criou a prensa com peças móveis e com isso criou a primeira Bíblia impressa e dessa forma ficou conhecido como Revolucionário Da Imprensa.

Isso se popularizou muito em bares e cafés de Londres, quando os donos destes estabelecimentos começaram a anotar as conversas que tinham com os viajantes que contavam histórias sobre guerras e acontecimentos nos lugares de onde eles vinham e por onde passavam, a partir daí eles passaram a imprimir as histórias para serem distribuídas aos seus clientes.

Com essa invenção, dá-se início há nova forma de impressão conhecida nos dias de hoje, ou seja, passa-se de uma impressão manuscrita para a prensa de tipos móveis ou impressa que, é considerada até hoje um dos eventos mais importantes do segundo milênio. Essa mecanização só naquela época conseguia por dia imprimir cerca de 3.600 páginas por dia, em uma só prensa, fazendo com que a tipografia alcançasse assim sucesso na Impressão Gráfica.
A partir do século XIX, com a invenção de Gutenberg as impressões ganharam novas formas e cada vez mais tem inovado em qualidade e rapidez para a impressão e acabamento de livros e revistas. A Grafnorte nasceu dessa ideia e hoje possui todo o maquinário pensado por Gutenberg, que está aliado à criatividade e agilidade de nossos profissionais.

Assim com a evolução nos meios de comunicação, transmissão de informação entre outros, o jornal foi evoluindo junto e se tornou o nosso grande amigo do dia a dia como conhecemos hoje.

Não há Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Nome *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Posts relacionados

business-1031754_1920

Como vender mais: dicas para aumentar as vendas do seu negócio

Continue Lendo
Certificado por FSC

Compromisso com o meio ambiente

No brasil, as árvores destinadas
a produção de papel provém de florestas plantadas