Entre em contato Conosco (11) 2856-6060

Gráfica Grafnorte Logotipo

Blog

Home / Blog / Vila Maria, querido bairro da Zona Norte de São Paulo
vila-maria

Vila Maria, querido bairro da Zona Norte de São Paulo

Postado por Grafnorte em 19 de agosto 2013

Bairro antigo da Zona Norte de São Paulo, a Vila Maria, teve seus primeiros terrenos vendidos por volta de 1856 e foi oficializada no dia 17 de janeiro de 1917 com a fundação da Cia Paulista de Terrenos.

O bairro foi reduto de janistas, ou seja, simpatizantes do ex-presidente Jânio Quadros que tinha por costume iniciar seus discursos com “Povo de Vila Maria” e certa vez acrescentou “de Vila Maria Baixa, de Vila Maria Alta e por que não de Vila Maria do Meio” e muitas foram as risadas e aplausos.

O Vila Maria Futebol Clube foi o primeiro cube fundado em 19 de agosto de 1923. O clube cresceu e hoje tem sede própria em um moderno prédio com salões de jogos, quadras, piscinas entre outras atrações.

O bairro também abrigou o sobrado que serviu de escritório para o famoso piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna.

O Grupo Escolar João Vieira de Almeida foi uma das primeiras escolas oficiais do bairro inaugurada em torno de 1924, eram apenas duas salas de aula.  Em torno dessa mesma época também surgiram a Sociedade Beneficente Nossa Senhora do Rosário, que deu origem a Capela com o mesmo nome, o primeiro hospital, a primeira agência postal e o primeiro cinema.

A Av. Guilherme Cotching ganhou a primeira iluminação pública em 18 de junho de 1937 o que gerou um enorme desenvolvimento para a região incluindo a promoção de vendas da Companhia Paulista de Terrenos que até oferecia tijolos para quem comprasse lotes.

O primeiro banco da Vila Maria foi o Banco Federal Ita Sul Americano S.A inaugurado em 1951 e o segundo foi o Moreira Salles S. A. em 1952, ambos trouxeram desenvolvimento para a região.

A vila Maria também tem o Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Unidos de Vila Maria que nasceu no inicio dos anos 50 e foi oficializada em cartório em 10 de janeiro de 1954 e teve seu primeiro desfile oficial em 1956.

Hoje a Vila Maria possui

Hoje a Vila Maria é um bairro residencial de Classe média com comércio estabelecido e algumas indústrias e já passa dos 100.000 habitantes. Se você procura gráfica na Zona Norte, na Vila Maria você encontra a Grafnorte, há mais de 20 anos no mercado especializada no ramo editorial com maquinário de última geração, venha nos conhecer.

 

Não há Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Nome *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Posts relacionados

Certificado por FSC

Compromisso com o meio ambiente

No brasil, as árvores destinadas
a produção de papel provém de florestas plantadas