Entre em contato Conosco (11) 2856-6060

Gráfica Grafnorte Logotipo

Blog

Home / Blog / O que é Lombada de Livros
lombada-livro

O que é Lombada de Livros

Postado por Grafnorte em 26 de setembro 2013

Quando se fala em lombada há quem pense em obstáculo ou  quebra molas que servem para diminuir a velocidade dos carros nas ruas e estradas, porém quando falamos em gráfica, lombada é a parte da capa de um trabalho que reúne um número determinados de folhas, costuradas, grampeadas ou coladas de forma a mantê-las sempre juntas. Esse termo é usado par livros e revistas por se assemelhar com o “dorso do boi”

Na antiguidade os livros não tinham lombada, pois eram apresentados em rolos de papiro e pergaminhos. É bem provável que o uso das lombadas tenha se iniciado na idade média quando os monges copistas traduziam e reproduziam obras clássicas. Com o passar do tempo esse método de organização foi se aperfeiçoando e chegou aos livros da forma como conhecemos hoje.

Os tipos de lobada são duas:

Quadrada

Também conhecida com brochura é indicada para matérias que tenham mais de 60 páginas de miolo, pois da um melhor acabamento. Neste caso as páginas são colodas ou costuradas.

Canoa

Conhecido também como Grampo Cavalo. Nesse caso é a utilização de grampos e normalmente são utilizados em matérias com poucas páginas que não ultrapassam as 60 páginas também possuem um custo menor bem como o prazo de entrega.

 

 

Não há Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Nome *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Posts relacionados

Certificado por FSC

Compromisso com o meio ambiente

No brasil, as árvores destinadas
a produção de papel provém de florestas plantadas